Retirado de --> http://wowparabrasileiro.blogspot.com/2008/09/arena-pra-iniciantes_7158.html
A fim de manter a pontuação mais justa, o sistema ELO pega a pontuação inicial de cada time e calcula estatisticamente a chance que cada time tem de ganhar a partida. Ao final ele compara a previsão incial e o resultado da partida. A diferença das duas probabilidades é aplicada então sobre um montante fixo de pontos permitidos por partida. Isso possibilita que um time tenha que lutar arduamente para conseguir seus pontos de Arena por diversas vezes, ao invés de apenas enfretar um oponente uma vez e, num golpe de sorte, vencer o time.
Um exemplo de cálculo, retirado do wowwiki.
Time A – Pontuação atual - 1500pt
Time B – Pontuação atual - 1580pt
Probabilidade de vitória do time A: 1 / (1+10(1580 - 1500)/400) = 0.38686
Probabilidade de vitória do time B: 1 / (1+10(1500 - 1580)/400) = 0.61314
Se o time A vencer a partida:
Nova pontuação do time A: 1500 + 32*(1 - 0.38686) = 1500 + 19.62 = 1519.62
Nova pontuação do time B: 1580 + 32*(0 - 0.61314) = 1580 + (-19.62) = 1560.38
Se o time B vencer a partida:
Nova pontuação do time A: 1500 + 32*(0 - 0.38686) = 1500 + (-12.38) = 1487.62
Nova pontuação do time B: 1580 + 32*(1 - 0.61314) = 1580 + 12.38 = 1592.38
O número 32 é o número máximo de pontos que pode ser ganho ou perdido em uma partida. Se os dois times forem da mesma pontuação, quem ganhou ganhará exatamente 16 pontos e quem perdeu, perderá 16 pontos. Assim a diferença entre dois times com uma mesma pontuação será, após uma partida de 32 pontos.
Um time com uma pontuação muito acima, jogando com um time com uma pontuação muito abaixo, ganhará proporcionamente menos pontos do que se enfrentar alguém do prórpio nível.
Esse Calculo é feito para times de 5v5, no caso de times de 3v3 e 2v2 a pontuação é feita do mesma maneira mas so é computado 76% para 2v2 e 88% para 3v3 do total dos 5v5.
Agradeçemos ao zeratul por essa informação.
A fim de manter a pontuação mais justa, o sistema ELO pega a pontuação inicial de cada time e calcula estatisticamente a chance que cada time tem de ganhar a partida. Ao final ele compara a previsão incial e o resultado da partida. A diferença das duas probabilidades é aplicada então sobre um montante fixo de pontos permitidos por partida. Isso possibilita que um time tenha que lutar arduamente para conseguir seus pontos de Arena por diversas vezes, ao invés de apenas enfretar um oponente uma vez e, num golpe de sorte, vencer o time.
Um exemplo de cálculo, retirado do wowwiki.
Time A – Pontuação atual - 1500pt
Time B – Pontuação atual - 1580pt
Probabilidade de vitória do time A: 1 / (1+10(1580 - 1500)/400) = 0.38686
Probabilidade de vitória do time B: 1 / (1+10(1500 - 1580)/400) = 0.61314
Se o time A vencer a partida:
Nova pontuação do time A: 1500 + 32*(1 - 0.38686) = 1500 + 19.62 = 1519.62
Nova pontuação do time B: 1580 + 32*(0 - 0.61314) = 1580 + (-19.62) = 1560.38
Se o time B vencer a partida:
Nova pontuação do time A: 1500 + 32*(0 - 0.38686) = 1500 + (-12.38) = 1487.62
Nova pontuação do time B: 1580 + 32*(1 - 0.61314) = 1580 + 12.38 = 1592.38
O número 32 é o número máximo de pontos que pode ser ganho ou perdido em uma partida. Se os dois times forem da mesma pontuação, quem ganhou ganhará exatamente 16 pontos e quem perdeu, perderá 16 pontos. Assim a diferença entre dois times com uma mesma pontuação será, após uma partida de 32 pontos.
Um time com uma pontuação muito acima, jogando com um time com uma pontuação muito abaixo, ganhará proporcionamente menos pontos do que se enfrentar alguém do prórpio nível.
Esse Calculo é feito para times de 5v5, no caso de times de 3v3 e 2v2 a pontuação é feita do mesma maneira mas so é computado 76% para 2v2 e 88% para 3v3 do total dos 5v5.
Agradeçemos ao zeratul por essa informação.